O meu blog.... Baby Love

Este cantinho é dedicado a todas as mães, pais, grávidas, avós e todos aqueles que vivem no "mundo dos bébés".

O blog aborda assuntos tais como saúde, comportamento, educação, sentimentos, gravidez, curiosidades e muito muito mais....

Aceitam-se sugestões, ideias e crónicas.

baby.love@sapo.pt



quinta-feira, 10 de maio de 2007

Gémeos


"... O nascimento de um bébé como desembrulhar uma prenda que nos manteve intrigados durante quase um ano e descobrir que o seu conteúdo é mais excitante, mais perfeito, mais maravilhoso do que alguma vez sonharam é simplismente divinal. Tudo isto a dobrar é tão somente indescritivel..."

Até pouco tempo atrás, cerca de 1% das gestações eram gemelares.

Desconheço estatísticas mais recentes, mas este índice está bem maior devido ao uso de hormonas para estimular a ovulação e aos novos métodos de inseminação artificial ou de fertilização "in vitro", o chamado bebé de proveta.

O crescente sucesso destas técnicas tem sido acompanhado, como um efeito colateral, por um número cada vez maior de nascimento de irmãos gémeos.Há dois tipos de gémeos: os "fraternos ou bivitelinos" e os "univitelinos ou idênticos".

Os primeiros ocorrem quando a mulher produz dois (ou mais) óvulos em seu ciclo e ambos são fertilizados, cada um por um espermatozóide diferente.

Estas crianças serão tão parecidas uma com a outra como qualquer outro irmão que tenha nascido em outra gestação, podendo inclusive serem de sexos diferentes.

Aqui apenas ocorreu que dois irmãos foram gestados ao mesmo tempo, mas tiveram origem de espermatozóides e óvulos diferentes.Gémeos idênticos ocorrem quando um óvulo fecundado por um espermatozóide ao iniciar o seu processo de divisão celular, divide-se em dois (ou mais) e cada metade vai dar origem a um indivíduo.

Nestes casos, os irmãos têm a mesma bagagem genética e serão um a cópia do outro, inclusive do mesmo sexo.Embora de forma menos intensa do que em tempos passados, quando vestiam-se os gémeos com as mesmas roupas e estes usavam os mesmos penteados e enfeites, ainda persiste uma tendência a buscar-se as semelhanças entre eles.

Na verdade, será muito mais fácil encontrar as diferenças.

Mesmo nos casos de gémeos univitelinos, idênticos em seu código genético, não serão muitas as características iguais além de seus aspectos físicos.

Cada vez mais torna-se evidente que este não é o único factor a determinar a personalidade, pois a vivência e as experiências de cada um terão fortes repercussões em sua formação. E estas experiências já serão diferentes dentro do útero, onde eles dividirão o espaço por alguns meses.É evidente que os pais terão maiores dificuldades em desempenhar suas funções em doses múltiplas e simultâneas.

Mas uma preocupação que eles podem deixar de lado é a de procurar fazer tudo igual e tratar os filhos gémeos da mesma maneira. Evitando este comportamento, os pais estarão estimulando o desenvolvimento da individualidade, reconhecendo os limites e as potencialidades de cada um e facilitando a formação de suas identidades.

2 comentários:

Unknown disse...

eles são lindos, a mãe deles deve estar orgulhosa com essas coisinhas fofinhas,bjs!!!!!!!! meus lindinhos.

Anónimo disse...

rosacea specialist Cardiff By The Sea

Also visit my blog post :: Mid Missouri rosacea laser treatment

Volte sempre

Volte sempre
E comente...