O meu blog.... Baby Love
Este cantinho é dedicado a todas as mães, pais, grávidas, avós e todos aqueles que vivem no "mundo dos bébés".

O blog aborda assuntos tais como saúde, comportamento, educação, sentimentos, gravidez, curiosidades e muito muito mais....

Aceitam-se sugestões, ideias e crónicas.

baby.love@sapo.pt


segunda-feira, 7 de maio de 2007

Como controlar a saúde auditiva do seu bébé


Ouvir bem desde a infância ajuda no desenvolvimento das capacidades cognitivas, na competência linguística e no bem-estar emocional da criança.
Hoje em dia sabe-se que aproximadamente uma em cada 300 crianças nasce com um problema auditivo grave e que quanto mais cedo o identificarmos, mais possibilidades teremos de obter os melhores resultados no seu tratamento.
Muito embora o exame auditivo universal dos recém-nascidos contribua para elucidar este aspecto em grande parte, os pais podem fazer bastante para se certificarem de que o seu filho ouve adequadamente. Lembre-se de que este exame não detectará uma perda auditiva adquirida mais tarde durante a infância.
Se todos aqueles que fazem parte da vida de uma criança se preocuparem com a sua audição durante a infância, ajudarão a evitar que viva num mundo silencioso. Tendo em conta a idade do seu filho responda às perguntas com alguém que cuida dele habitualmente, incluindo os seus avós e as amas.
Se responder ?não? a qualquer uma das perguntas ou se tiver alguma dúvida, marque JÁ uma consulta com o pediatra do seu filho, para que este o examine. Os testes formais de audição não fazem parte dos exames de rotina; geralmente realizam-se quando os pais expressam a sua preocupação ou se existem factores de risco especiais numa determinada criança, por exemplo, num bebé prematuro. Não fique em silêncio!

Guia de controlo da audição (Sim/Não)

Até aos 3 meses - Reage a sons altos - Acalma ao ouvir a sua voz - Vira a cabeça para si quando você lhe fala - Acorda com vozes e sons altos - Sorri quando lhe falam - Parece conhecer a sua voz e, quando está a chorar acalma

3 aos 6 meses - Olha para cima ao ouvir um som novo - Responde ao "não" e às mudanças de tom de voz - Imita a sua própria voz - Gosta de guizos e de outros brinquedos que emitem sons - Começa a repetir sons (tais como ó, á, e ba-ba) - Fica assustado com uma voz forte

6 aos 10 meses - Responde ao ouvir o seu próprio nome, ao som do telefone e à voz de alguém, mesmo que não seja alta - Conhece o nome de alguns objectos (chávena, sapato) e expressões ("olá", "adeus") - Balbucia, mesmo quando está sozinho - Começa a responder a ordens como "Vem cá" - Olha para coisas ou imagens quando alguém fala delas

10 aos 15 meses - Brinca com a própria voz, divertindo-se com o som e as sensações do mesmo - Aponta ou olha para objectos ou pessoas familiares quando lhe pedem que o faça - Imita palavras e sons simples; pode usar algumas palavras soltas com sentido - Diverte-se a brincar com as mãos e com jogos como "Onde está?"

15 aos 18 meses - Obedece a ordens simples como "Dá-me a bola" - Utiliza frequentemente palavras que aprendeu - Utiliza frases com duas ou três palavras para conversar e pedir coisas - Sabe 10 a 20 palavras

18 aos 24 vinte meses - Compreende perguntas simples a que pode responder com "sim? ou ?não" (por exemplo, "Tens fome?") - Compreende frases simples ("na caneca", "em cima da mesa") - Gosta que lhe leiam histórias - Aponta para imagens quando lhe pedem que o faça

24 aos 36 meses - Compreende "agora não" e "mais não" - Escolhe objectos pelo tamanho (grandes, pequenos) - Obedece a ordens simples como ?Vai buscar os sapatos? e ?Bebe o leite? - Compreende várias palavras que definem acções (correr, saltar)

In:"www.dodot.com"

Sem comentários:

Volte sempre

Volte sempre
E comente...