O meu blog.... Baby Love

Este cantinho é dedicado a todas as mães, pais, grávidas, avós e todos aqueles que vivem no "mundo dos bébés".

O blog aborda assuntos tais como saúde, comportamento, educação, sentimentos, gravidez, curiosidades e muito muito mais....

Aceitam-se sugestões, ideias e crónicas.

baby.love@sapo.pt



quinta-feira, 5 de julho de 2007

Deixar a fralda



Deixar a fralda
Aprender a colocar uma fralda é bastante fácil, é quase automático e até os pais mais desajeitados aprendem a fazê-lo rápidamente e sem grandes problemas. As verdadeiras dificuldades surgem quando chega o momento de treinar a criança para deixar de a usar.
Antes de mais, os pais devem ter consciência de que não há uma idade certa para deixar de usar fralda, isto depende de criança para criança. Por isto, não deve sentir qualquer tipo de preocupação se conhece uma criança da mesma idade do seu bebé que já deixou a fralda e o seu ainda não.
É necessário que esteja atenta e observe o comportamento da criança. A maioria sente-se desconfortável quando faz as necessidades na fralda e chora por isso, é aliás assim que os pais se apercebem se está na hora de mudar a fralda. É também deste modo que a criança aprende a controlar as necessidades, apercebendo-se da diferença entre estar limpa e confortável, ou estar suja e desconfortável. Começa a conhecer o seu corpo e a perceber que o xixi e o cocó saem dela e podem ser controlados.
Ainda que não haja uma idade certa para deixar a fralda, e não se deva fazer pressão para que a criança o faça, a idade normal para isto acontecer é entre os 18 e os 30 meses, na qual a maioria dos bebés já se encontra preparado. Lembre-se que esta não é uma mudança repentina, exige tempo e, sobretudo, compreensão e carinho.
Para que tudo corra bem, deixamos-lhe algumas dicas:
- Controle a quantidade de xixi que cada fralda contém após cada muda. Se o seu filho tiver a fralda seca é um sinal que está na altura de começar o processo de a largar.
- Quando o seu filho estiver em casa, coloque-lhe uma fralda de pano, pois não é impermeável nem absorvente e ele aperceber-se-á mais rapidamente do desconforto.
- Iniciado o processo de deixar a fralda, forre o colchão para evitar correr riscos desagradáveis. É normal que nos primeiros dias as coisas não corram logo como se deseja.

O que fazer quando faz chichi na cama
Fazer chichi na cama não é um acto anormal, é algo comum até aos seis anos. Acontece porque a criança tem a bexiga pequena e por isso não suporta toda a urina que forma durante a noite. O importante nestes casos é ajudá-la da forma correcta para que a criança não se sinta mal e não crie problemas emocionais. - Nesse sentido, ajude a criança a ir à casa de banho durante a noite, deixando uma luz de presença para que possa chegar até lá, ou então coloque um bacio no seu quarto. - Evite que a criança beba muitos líquidos nas duas horas antes de se deitar e leve-a à casa de banho antes de ir dormir.- Evite colocar a fralda, pois assim só estará a incentivá-la a não se levantar durante a noite. Elogie a criança sempre que esta acordar seca. - Não ralhe com o seu filho se ele se descuidar durante a noite, pois não ajuda, só vai originar mais vezes este tipo de situações.- Quando a criança tiver que ir à casa-da-banho durante a noite é positivo que esteja acordada. Apesar desta prática parecer violenta para com o seu pequenote, é uma forma da criança ter consciência de que foi à casa-de-banho e criar o hábito de o fazer.
O mito da casa de banho
O seu filho está a deixar a fralda, por isso é importante que o ensine a ir à casa de banho. Equipe a casa de banho com uma tampa adaptada ao tamanho do seu filho. Se preferir, compre um bacio e incentive o seu filho e utilizá-lo. Numa primeira fase como banco. Posteriormente, quando ele já estiver familiarizado com o bacio, ensine-lhe que deverá ser ali que deve fazer chichi e cocó. Elogie ou recompense o seu filho sempre que utilizar o bacio com sucesso.


in: http://www.milupa.pt/index.asp

3 comentários:

Maria Lavrador disse...

O meu filho está nessa fase e não está a ser fácil! Na escola, já anda o dia todo em cuecas e pede para fazer as necessidades, mas em casa parece que está a brincar connosco, está imenso tempo no bacio e depois levanta-se e faz ao lado e ainda se ir de nós... Enfim, haja paciência.

Beijocas

Maria Pereira

www.era1xeu.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Cá em casa andamos nessa fase... Não está a ser muito fácil, mas ainda estamos só pela fase do cócó!
Beijocas

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

Volte sempre

Volte sempre
E comente...